Hotéis e Resorts Sustentáveis no Brasil

turismo sustentável é caracterizado por atender às necessidades dos turistas sem causar prejuízos ao meio ambiente, minimizando impactos ambientais e promovendo benefícios econômicos para as comunidades locais e para os destinos.

As ações de turismo sustentável são muito importantes pois ajudam a desenvolver a consciência socioambiental do turista. As “pegadas” deixadas pelos visitantes muitas vezes são irreversíveis, impactando o meio ambiente e prejudicando as gerações futuras.

Pensando nesse conceito de sustentabilidade, alguns hotéis estão adaptando sua infra-estrutura e adotando estratégias para que o impacto do turismo seja o menor possível.

Aqui listamos alguns dos hotéis e resorts sustentáveis do Brasil:

1) Rio Quente Parques & Resort

 

Localizado em Rio Quente, no Goiás, o Grupo Rio Quente trabalha junto com o Ibama na recuperação de aves silvestres da região. A estrutura é preparada com controle de ruídos, tornando o ambiente próprio para a habitação de aves.

2) SP Aventura Eco Resort

Localizado em Ibiúna/SP, em meio a Mata Atlântica, o SPaventura busca oferecer não apenas uma hospedagem agradável, mas um aprendizado para todos os hóspedes. Captada pela chuva, a água passa por um sistema de filtros, tornando-se potável.

Depois de utilizada, a água é tratada e devolvida limpa para a natureza. O resort possui uma usina fotovoltaica para produção de energia limpa e mantém um ciclo orgânico que produz água e adubo para sustentar pecuária leiteira, a agricultura orgânica, apicultura e o pomar da casa.

3) Porto Preguiças Resort

O Porto Preguiças Resort está localizado em Lençois Maranhenses, um pedacinho de paraíso no Maranhão. Ele foi selecionado pela ONU como um dos 500 empreendimentos do mundo onde se implantou soluções de vanguarda no trato ambiental. Toda água servida é tratada e contida na propriedade, nada retorna ao meio meio ambiente. O lixo é coletado de modo seletivo, a mata ciliar e a vegetação nativa foram preservadas e mais de mil árvores frutíferas foram plantadas. A prioridade do resort é a harmonia com a natureza e o cuidado ambiental.

4) Hotel Mirante do Gavião

A construção localiza-se no município de Novo Airão, a 200 km de Manaus/AM, local considerado como o coração do Rio Negro. O projeto, feito pelo escritório de arquitetura Atelier OReilly Architecture & Partners Sustainable Strategies, previu a necessidade de aproveitar o clima, os materiais e as tecnologias construtivas locais.

A estrutura do hotel foi feita com o desenho de um barco invertido, permitindo que o conhecimento da população ribeirinha fosse aplicado e difundido durante a obra. Antes da chegada do hotel a região era degradada, gerando um grande impacto negativo, porém hoje o lugar está sendo regenerado com espécies nativas, favorecendo o bioma natural. O sistema elétrico e aquecimento no Hotel Mirante do Gavião vem de energia solar e os resíduos orgânicos são sempre direcionados para compostagem.

5) Hotel Txai Itacaré

O resort Txai Itacaré, localizado no sul da Bahia, pratica a filosofia do bem-estar, com muito conforto e simplicidade ao mesmo tempo. Além de oferecer hospedagem, o resort possui alguns projetos como o Companheiro do Txai e a iniciativa Txaitaruga. O primeiro foi criado para auxiliar os pequenos agricultores e comerciantes da região, são programas de emprego e capacitação profissional, onde parte da produção é vendida para o próprio Txai e o restante na feira orgânica da cidade.

Já a iniciativa Txaitaruga, em parceria com o TAMAR, atua na preservação de tartarugas marinhas através do monitoramento das praias, garantindo assim a preservação da espécie.

6) Hotel Canto das Águas

Na linda Chapada Diamantina está localizado o Hotel Canto das Águas, hotel que se preocupa não apenas com a natureza mas sobretudo com as pessoas que vivem nesse meio ambiente. Entre as práticas sustentáveis do hotel, estão: coleta seletiva de lixo, utilização de produtos biodegradáveis, sistema de aquecimento solar, prioridade de contratação de mão de obra local, apoio a iniciativas sociais da região, capacitação dos colaboradores, entre outros.

Esses são alguns exemplos de hotéis sustentáveis no Brasil. Ainda existem muitos desafios a serem solucionados mas também há muitas oportunidades a serem desenvolvidas e esses hotéis são a prova disso.

 

Quem Somos

A ZION TURISMO surgiu para trazer um conceito diferente em Consultoria de Viagens. O grande desafio da ZION TURISMO é fazer com que seus clientes se sintam seguros e assistidos, para que a sua viagem dos sonhos possa ocorrer conforme planejado, imaginado e sonhado.

CNPJ: 22.212.253/0001-61

Onde estamos

 

Copyright © 2020 – Todos os Direitos Reservados.